Entre os dias 12 a 15 de agosto aconteceu a Rio Innovation – a maior feira de inovação que acontece no Rio de Janeiro. O interessante desta feira é permitir a reunião de vários segmentos (financeiro, alimentício, militar, acadêmico e etc.) para mostrar o que há de novo. É um evento que é capaz de deixar pessoas perdidas de tanta atividade! São quatro galpões e mais a área externa com vários expositores e todas as palestras e encontros acontecendo juntos.
O que é mais interessante de se observar em eventos deste tipo é a abrangência do que conceito de inovação. Pois é possível ver robôs (como a empresa Futuremedia) como também cartões de aniversários de 15 anos (como a empresa Atmosfera Criativa), ou então, aquilo que são produzidos dentro das Faculdades, como foi o caso da UFF e da UERJ.
O que permite esse grande encontro é o fato de que a inovação não ser ligada a algo informatizado, como muitos imaginam. Na verdade, inovação está mais relacionado a fazer de um modo diferente (resumindo muito, claro). Caso se interesse por esse tipo de assunto, sugiro o Manual de Oslo, criado pela Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD) – acesse uma versão do material neste link.
A seguir, veja alguns exemplos do que vimos na feira:
NB Editorial Copyright © 2025 – Todos os direitos reservados